Meu livro querido!

Meu livro querido!

domingo, 3 de abril de 2011

EMPREGOS DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS

1.       Com relação às informações dentro de um texto, deve-se usar este(s), esta(s), isto para o que se vai dizer, e esse(s), essa(s), isso para o que já foi mencionado. Se houver referência a uma única palavra (e não ideia), usa-se este(s), esta(s).

“Então disse José: Esta é a sua interpretação: os três sarmentos são três dias...” (Gn.40.12)
(O pronome esta faz referência ao que vai ser dito sobre a interpretação do sonho: que os três sarmentos eram três dias.)

“Se você pode fazer melhor, o bom já não é suficiente. Pense nisso.”
(O pronome isso refere-se à ideia citada antes.)

“O que faz uma cova nela cairá; e o que revolve a pedra, esta sobre ele rolará.” (Pv.26.27)
(O pronome esta refere-se à pedra.)

2.       Os pronomes este(s) ou esta(s), aquele(s) ou aquela(s) são usados juntamente quando uma passagem cita dois nomes: o pronome de 1.ª pessoa refere-se ao que foi citado por último; o pronome de 3.ª pessoa refere-se ao que foi citado primeiro.

Miqueias e Mateus são livros da Bíblia. Este pertence ao Novo Testamento; aquele, ao Velho Testamento.
(Este = Mateus, que foi citado por último; aquele = Miqueias, que foi citado primeiro)

“Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte, mas para aqueles cheiro de vida para vida...” (II Co.2.15-16)
(Estes = os que se perdem; aqueles = os que se salvam)


CURIOSIDADES SOBRE OS DEMONSTRATIVOS

ÄO pronome aquele pode assumir um valor indefinido, quando o utilizamos para nos referirmos a uma pessoa qualquer.

“Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal-adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar da mão do mal!” (Hc.2.9)
(Nesse versículo, o pronome aquele não está indicando uma pessoa específica, mas sim qualquer pessoa que venha a se apossar de bens mal-adquiridos.)

“Porque os malfeitores serão desarraigados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.” (Sl.37.9)
(Também nesse caso, o pronome aqueles está se referindo a quaisquer pessoas que confiam no Senhor: todos essas pessoas herdarão a terra.)

ÄOs pronomes demonstrativos podem também expressar desprezo ou elogio, dependendo do contexto.

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas alparcatas não sou digno de lavar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mt.3.11)
(Nesse caso, o pronome aquele faz menção honrosa a Cristo, cujas qualidades e ações são mencionadas a seguir, colocando-o numa posição superior à de João Batista.)

“Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa cousa vergonhosa, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.” (Os.9.10)
(O pronome essa faz referência pejorativa a Baal-Peor, que é um deus pagão; da mesma forma, o pronome aquilo refere-se de maneira desprezível às coisas que o povo amou.)

ÄTambém utilizamos os pronomes aquele, aquilo quando nos referimos a algo de que queremos distância.

“Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.” (Jó 3.3-4)
(Tão grande era o sofrimento de Jó, que ele amaldiçoou até mesmo o dia em que nasceu. Ele não gostava nem de se lembrar do seu nascimento. Por isso, nesse versículo, ele diz aquele dia, pois é uma data da qual ele quer distância.)

           Por ora é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário