Meu livro querido!

Meu livro querido!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

CLASSIFICAÇÕES DOS SUBSTANTIVOS

            Os substantivos têm as seguintes classificações:

1.       Substantivo simples ® É formado por apenas uma palavra.
2.       Substantivo composto ® É formado por duas ou mais palavras.
Simples    ð
papel
sol
saudade
flor
Composto ð
sexta-feira
girassol
porta-joias
beija-flor


“Vendo então o padeiro-mor que tinha interpretado bem, disse a José: Eu também sonhava, e eis que três cestos brancos estavam sobre a minha cabeça. (Gn.40.16)

      Padeiro-mor é substantivo composto; os demais são simples.

3.       Substantivo comum ® Designa seres de uma mesma espécie.
4.       Substantivo próprio ® Individualiza um ser; é o nome próprio.
Comum ð
cachorro
pessoa
livro
cidade
Próprio ð
Bili
André
Levítico
São Paulo


“E chamou José o nome do primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.” (Gn.41.51)

            José, Manassés e Deus são substantivos próprios; trabalho, casa e pai são substantivos comuns.

5.       Substantivo primitivo ® Não vem de outra palavra em português.
6.       Substantivo derivado ® Provém de outra palavra em português.
Primitivo ð
limão
relógio
terra
tempo
Derivado ð
limonada
limoeiro
relojoeiro
terreno
terrão
temporal
tempinho


“...Agora chegada está a salvação, e a  força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” (Ap.12.10)

            Força e reino são substantivos primitivos; salvação e acusador são substantivos derivados dos verbos salvar e acusar.

7.       Substantivo concreto ® Tem existência própria.
8.       Substantivo abstrato ® Depende de outro ser para existir.
Concreto ð
livro
olho
país
balcão
Abstrato  ð
saudade
inveja
estudo
bondade


“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.” (Pv.3.13)

            Homem é substantivo concreto; sabedoria e conhecimento, abstratos. São abstratos os substantivos que indicam sentimento, estado, ação ou qualidade.

9.       Substantivo coletivo ® Indica um conjunto de elementos com características em comum.


“E o Senhor fez assim; e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó, e à casa dos seus servos, e sobre toda a terra do Egito...” (Êx.8.24)

“O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.” (Ct.2.16)

“E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Varões irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.” (At.23.1)
(Conselho: pessoas incumbidas de julgar)

“E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. E andava ali pastando uma vara de muitos porcos...” (Lc.8.30-32)


Observação
            Um substantivo pode ter várias classificações dentro dos grupos apresentados. Por exemplo:

Árvore: simples, comum, primitivo e concreto
Beleza: simples, comum, derivado (de belo) e abstrato
Sem-terra: composto, comum, primitivo e concreto


Por ora é só.

5 comentários:

  1. Prezado, paz. Tem previsão de ser publicada, sua gramática? Fiquei encantada com a proposta.

    ResponderExcluir
  2. Cara Edmairy, tenho buscado editora que aceite o meu trabalho, mas em geral as publicações são de livros de leitura, não de consulta, como é o caso do meu. Vou continuar tentando. Se Deus quiser, vai dar certo! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compro o PDF! Envie-me um e-mail, ao correio eletrônico que segue: izaque.direito.faceli@gmail.com :)

      Excluir
  3. Estou desenvolvendo uma apostila pré-vestibular, gostaria de consultar. Posso? Coloco suas referências bibliográficas.

    ResponderExcluir
  4. paz professor. dogostei muito do seu trabalho. poderia ter aluma coisa relacionado com os tempos verbais, especificamente o pretérito imperfeito

    ResponderExcluir