Meu livro querido!

Meu livro querido!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

UMA ANÁLISE INTERESSANTE


            Tão expressivo é o uso das conjunções adversativas, que um texto pode ser todo construído a partir delas. Segue abaixo um excelente exemplo disso. Leia-o atentamente e em seguida veja os quadros com a análise.

Neemias 9.17-20; 26-31

17. E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz, e na sua rebelião levantaram um chefe, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu os não desamparaste. 18. Ainda mesmo quando eles fizeram para si um bezerro de fundição e disseram: Este é o teu Deus, que te tirou do Egito; e cometeram grandes blasfêmias; 19. todavia tu, pela multidão das tuas misericórdias, os não deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca deles se apartou de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para os alumiar e mostrar o caminho por onde haviam de ir. 20. E deste o teu bom Espírito para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.(...) 26. Porém se obstinaram, e se revoltaram contra ti, e lançaram a tua lei para trás das suas costas, e mataram os teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para ti; assim fizeram grandes abominações. 27. Pelo que os entregaste na mão dos seus angustiadores, que os angustiaram; mas no tempo de sua angústia, clamando a ti, desde os céus tu os ouviste; e segundo a tua grande misericórdia lhes deste libertadores que os libertaram da mão de seus angustiadores. 28. Porém, em tendo repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti; e tu os deixavas na mão dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles; e convertendo-se eles, e clamando a ti, tu os ouviste desde os céus, e segundo a tua misericórdia os livraste muitas vezes. 29. E protestaste contra eles, para que voltassem para a tua lei; porém eles se houveram soberbamente, e não deram ouvidos aos teus mandamentos, mas pecaram contra os teus juízos, pelos quais o homem que os cumprir viverá; e retiraram os seus ombros, e endureceram a sua cerviz, e não ouviram. 30. Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e protestaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; pelo que os entregaste na mão dos povos das terras, 31. mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.


           Esse texto é uma passagem em que os levitas expõem a Deus o comportamento dos judeus quando da saída do Egito para a terra prometida. É um texto cheio de contrastes entre a atitude dos judeus e a reação de Deus. Esses contrastes são nitidamente marcados pelas conjunções adversativas que os ligam. Veja:


Versículo
Atitude (ruim) dos judeus
Conjunção
Reação (boa) de Deus

17
- Recusam-se a ouvir a  Deus.
- Esquecem as maravilhas.
- Endurecem a cerviz.
- Levantam um chefe para si.

PORÉM
Não os desampara, pois é um Deus clemente, tardio em irar-se, misericordioso e grande em beneficência.

18 a 20

- Fazem um bezerro para   eles adorarem.
- Blasfemam.

TODAVIA
Não os deixa no deserto e ainda manda uma coluna de nuvem de dia para os guiar e uma coluna de fogo de noite para os alumiar. Manda também maná do céu para matar a fome e água para matar a sede.

26 e 27


- Obstinam-se e revoltam-se   contra Deus.
- Lançam a lei divina para   trás das costas.
- Matam profetas.

MAS
Deus os ouve na sua angústia quando eles clamam e lhes manda libertadores para os libertar das mãos dos que os angustiam.

28
- Tornam a fazer o mal diante   de Deus assim que o   repouso vem.

E
Deus os ouve quando eles se convertem e clamam, e os livra muitas vezes.

29 e 30
- Não dão ouvidos aos   mandamentos divinos.
- Pecam contra os juízos de   Deus.
- Endurecem a cerviz.

PORÉM
Estende a sua benignidade sobre eles por muitos anos.
30 e 31
- Não dão ouvidos.
MAS
Não os destrói nem os desampara, porque é um Deus misericordioso.


           Há também conjunções adversativas mostrando o arrependimento dos judeus ante a reação punitiva de Deus em alguns momentos.

Versículo
Reação de Deus
Conjunção
Atitude dos judeus

27

Entrega os judeus aos angustiadores.

MAS
- Clamam a Deus com   grande angústia.

28
Deixa-os nas mãos dos seus inimigos para que dominem sobre eles.

E
- Convertem-se e clamam   a Deus, que os ouve.

30
Entrega os judeus na mão dos povos das terras, mas não os destrói nem os desampara.



           Por ora é só.

13 comentários:

  1. Estou amandoooo ! Deveria ser mais divulgado!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ! Unindo o útil ao agradável, Deus abençõe !

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso seu trabalho, se possível quero divulga na minha REVISTA, trabalho muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Já tem o livro?
    Vou começar a lecionar língua portuguesa em um seminário teológico.
    .. seria um material excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho o livro lançado ainda. Vou buscar editoras. Abraço!

      Excluir
  6. Descobri agora e me parece bem enriquecedor o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Excelente trabalho! Obrigada, não pare continue a nós abençoar com seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  8. Professor, a paz do Senhor. Aposentei agora do estado do Maranhão como professora de Língua Portuguesa e Literaturas e Inglês, Redação etc. Meu sonho sempre foi escrever uma gramática através da Bíblia e vi seu blogger. Faço teologia, sou especialista em Informática da Educação e Gestão Pública. Mestranda em Teologia EAD. Gostaria de ter seu contato para conversarmos sobre isso. Meu ZAP é (98) 98429-2788

    ResponderExcluir