Meu livro querido!

Meu livro querido!

sábado, 20 de agosto de 2011

TRÊS FIGURAS RARAS

Conheça agora algumas figuras de pequena ocorrência, mas de grande efeito estilístico.

1.       Anáfora: É a repetição de palavras no início de frases seguidas.

Há uma geração que amaldiçoa a seu pai e que não bendiz a sua mãe. Há uma geração que é pura aos seus olhos e que nunca foi lavada da sua imundícia. Há uma geração cujos olhos são altivos e cujas pálpebras são levantadas para cima. Há uma geração cujos dentes são espadas e cujos queixais são facas, para consumirem na terra os aflitos, e os necessitados entre os homens.” (Pv.30.11-14)


2.       Epanalepse: Consiste na repetição de palavras no meio de uma frase.

“Divertem-nos a atenção os pensamentos, suspendem-nos a atenção os cuidados, prendem-nos a atenção os desejos, roubam-nos a atenção os afetos.” (Pe. A. Vieira)

“É o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.” (I Co.6.11)

“Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.” (Sf.1.15)

3.       Epânodo: É um esclarecimento, em separado, de palavras que primeiro apareceram juntas. É, na verdade, uma figura de visível característica didática

“A prudência é filha do tempo e da razão: da razão pelo discurso, do tempo pela experiência.” (Pe. Antônio Vieira)

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” (Jo.16.8-11)

             É... A Bíblia é mesmo um celeiro de apresndizado da língua portuguesa. Gostou? Então fique atento, que logo tem mais.

             Por ora é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário