Meu livro querido!

Meu livro querido!

sábado, 23 de julho de 2011

POLISSEMIA: OS VÁRIOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS

As palavras podem ter vários significados. A isso chamamos polissemia. O sentido será definido na frase. Veja alguns exemplos:

Dar

“E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” (At.3.6)
(Dar = oferecer)

“E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gn.28.22)
(Dar = ofertar)

“E Davi feria aquela terra, e não dava vida nem a homem nem a mulher...” (I Sm.27.9)
(Dar = poupar)

“E dizendo Aquis: Sobre quem destes hoje? Davi dizia: Sobre o sul de Judá, e sobre o sul dos jerameleus, e sobre o sul dos queneus.” (I Sm.27.10)
(Dar = combater)

Dar-lhe-ei abundância de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.” (Sl.91.16)
(Dar = conceder)

“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual o seu fruto na estação própria...” (Sl.1.3)
(Dar = produzir)


“Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado.” (Mt.13.11)
(Dar = permitir)

“E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” (Ap.22.12)
(Dar = retribuir)

 “...e todos os que se dão à iniquidade são desarraigados.” (Is.29.20)
(Dar-se = entregar-se)

“É contudo necessário irmos dar numa ilha. E, quando chegou a décima quarta noite, sendo impelidos de uma e outra banda do mar Adriático, lá pela meia-noite suspeitaram os marinheiros que estavam próximos de alguma terra.” (At.27.26-27)
(Dar = desembocar, aportar)

Responder

“Cinge agora os teus lombos como varão; eu te perguntarei a ti, e tu me responderás.” (Jó 40.7)
(Responder = dar resposta a uma pergunta)

“Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo, esse será Deus...” (I Re.18.24)
(Responder = manifestar-se)

“Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem piedade de mim, e responde-me.” (Sl.27.7)
(Responder = atender)

Dormir

“Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.” (Sl.3.5)
(Dormir = repousar com os olhos fechados, cair no sono)

“Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.” (I Co.15.6)
(Dormir = estar morto)

“Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Ef.5.14)
(Dormir = não estar atento)



Mão

“Mas um dos serafins voou para mim trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz.” (Is.6.6)
(Mão = parte do corpo)

“E eis que agora estamos na tua mão: faze aquilo que te pareça bom e reto que se nos faça.” (Js.9.25)
(Mão = poder)

“Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.” (Sl.32.4)
(Mão = castigo)

“O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar.” (Pv.21.25)
(Nesse versículo, a palavra mão está sendo usada em lugar da pessoa, o que constitui uma figura de linguagem chamada metonímia, como veremos mais adiante.)

“De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor.” (Lc.1.74)
(Mão = opressão)

Fazenda

“E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.” (Lc.15.12)
(Fazenda = os bens)

“E Joana, mulher de Cuza, procurador d’Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas.” (Lc.8.3)
(Fazenda = mercadoria, gênero)

              Por ora é só!

Um comentário:

  1. Olá professor Eduardo, gostaria de saber como adquirir o seu livro - "Português aplicado à Bíblia - Transformando Análise Sintática em Análise Simpática" - meu email - prdanielalves@gmail.com - grato

    ResponderExcluir