Meu livro querido!

Meu livro querido!

terça-feira, 19 de abril de 2011

MODOS VERBAIS

            Leia o versículo que segue:

“E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não venhamos a morrer...” (I Sm.13.19)

            Sempre que utilizamos os verbos, estamos enquadrados em uma destas três possibilidades: informar um fato como certo; supor ou expressar incerteza; pedir ou ordenar. No versículo apresentado, observamos essas ocorrências. A forma verbal "disse" está exprimindo um fato que realmente aconteceu; nesse caso dizemos que o verbo está no modo indicativo. A forma verbal "roga" está expressando um pedido do povo a Samuel; dizemos, então, que está no modo imperativo. Já a forma "venhamos" expressa uma possibilidade, pois não há certeza de que o fato acontecerá; o verbo, nesse caso, dizemos que está no modo subjuntivo.

            Veja outros exemplos:

Modo indicativo

“Ele me levou e me fez andar em trevas, e não na luz.” (Lm.3.2)

“E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.” (Ap.21.25)

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos dias apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.” (I Tm.4.1)

Modo subjuntivo

“Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre.” (Fm.15)

Modo imperativo

“Filho meu, guarda as minhas palavras e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta.” (Pv.7.1-4)
 
Conversa com o leitor

                Veja o que ocorre no texto abaixo, Salmo 121:

·          Elevo meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé: aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal: ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

            Nesse salmo, todos os verbos estão no modo indicativo. É evidente a segurança do salmista em relação à proteção que advém de Deus. Em nenhum momento ele demonstra dúvida ou hesitação no que se refere à sua confiança no Todo-Poderoso. Esse caráter de certeza é evidenciado pelo modo indicativo.

            Por ora, é só.

2 comentários:

  1. Boa noite, Eduardo! Tudo bem?
    Meu nome é Dulcinéia e moro em Três Lagoas (MS).
    Gostei muito do artigo e tenho interesse em conhecer seu livro. É possível?
    Minha formação é em Matemática e prezo muito a nossa Língua Portuguesa.
    Estou envolvida em um projeto de "Alfabetização pela Bíblia" e um dos desafios é ensinar a nossa língua a haitianos.
    O que me diz?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Vc cobra para ensinar com a Bíblia?

    ResponderExcluir