1. Ao encontro de indica harmonia, aproximação pacífica, acordo, e também significa ser favorável a uma ideia.
“Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aquimeleque; e Aquimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo?” (I Sm.21.1)
(Nesse versículo, podemos afirmar que Davi foi recebido pacificamente pelo sacerdote Aquimeleque.)
2. De encontro a indica colisão, choque, oposição.
As armas do bem foram de encontro ao mal e derrotaram-no.
Veja o sentido das duas frases abaixo:
O comportamento de Pedro foi ao encontro do que Cristo dissera.
(Cristo disse que Pedro o negaria por três vezes, e isso realmente aconteceu. Portanto, o comportamento de Pedro estava de acordo com o que Cristo havia previsto.)
O comportamento de Jonas foi de encontro ao que Deus ordenara.
(Deus ordenou a Jonas que fosse pregar em Nínive, mas inicialmente o profeta não cumpriu isso e, em consequência, foi parar no ventre da baleia. Portanto, o comportamento de Jonas entrou em choque com o que Deus havia ordenado.)
Esse par de expressões costuma causar confusão em seu emprego, sobretudo porque é muito comum utilizar-se apenas “de encontro a” em qualquer situação. Isso não pode acontecer. Frases como “Se estiveres triste, vai de encontro a Deus em oração” ou “No dia do arrebatamento, vamos de encontro ao Paraíso” estão incorretas, a menos que se esteja querendo entrar em choque com Deus e colidir com o Paraíso. Não creio ser essa a intenção. Portanto, o correto é: “Se estiveres triste, vai ao encontro de Deus em oração” e “No dia do arrebatamento, vamos ao encontro do Paraíso”.
Por ora é só.
Por ora é só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário