Meu livro querido!

Meu livro querido!

segunda-feira, 21 de março de 2011

ESTUDO SOBRE OS PRONOMES PESSOAIS E POSSESSIVOS

            Chama-se discurso qualquer ato comunicativo verbal. Em todo ato comunicativo, há sempre três pessoas:

·          Primeira pessoa ® Quem fala
·          Segunda pessoa ® Com quem se fala
·          Terceira pessoa ® De quem se fala



PRONOMES PESSOAIS


PRONOMES POSSESSIVOS
Caso Reto
Caso Oblíquo

Átonos
Tônicos

1.ª Sing.
Eu
me
mim, comigo

meu(s), minha(s)
2.ª Sing.
Tu
te
ti, contigo

teu(s), tua(s)
3.ª Sing.
Ele
se, o(a), lhe
si, consigo

seu(s), sua(s)
1.ª Plural
Nós
nos
conosco

nosso(s), nossa(s)
2.ª Plural
Vós
vos
convosco

vosso(s), vossa(s)
3.ª Plural
Eles
se, os, lhes
si, consigo

seu(s), sua(s)


Observação: Os pronomes da 3.ª pessoa (oblíquos e possessivos) aplicam-se também ao pronome você(s), que é um pronome de tratamento de uso frequente na conversação diária.

Analisemos as pessoas do discurso nos versículos abaixo.

1. Julga-me, Senhor, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no Senhor; não vacilarei. 2. Examina-me, Senhor, e prova-me: esquadrinha os meus rins e o meu coração. 3. Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos, e tenho andado na tua verdade. 4. Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados. 5. Tenho aborrecido a congregação de malfeitores; não me ajunto com os ímpios. 6. Lavo as minhas mãos na inocência, e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar, 7. Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas. 8. Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória. 9. Não colhas a minha alma com a dos pecadores, nem a minha vida com a dos homens sanguinolentos, 10. Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos. (Sl.26.1-10)


            Nesse texto, a 1.ª pessoa (eu) refere-se ao salmista, pois é ele quem está falando. A 2.ª pessoa (tu) é Deus, pois é para Ele que o salmista está falando. A 3.ª pessoa (ele, eles) varia conforme o assunto vai se desenrolando. O versículo 4, por exemplo, fala dos homens vãos e dissimulados, portanto estes são a 3.ª pessoa. O versículo 9 fala da alma e da vida, que então passam a ser a 3.ª pessoa. E assim por diante.


            Veja agora dois exemplos envolvendo pronomes possessivos:

3. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, 4. Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? 5. Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. 6. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés.” (Sl. 8.3-6)

No versículo 6, as mãos são de Deus, pois ele é a pessoa com quem o salmista está falando (tuas – 2.ª pessoa); já os pés são do homem, pois é a pessoa de quem o salmista está falando (suas – 3.ª pessoa).

“Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.” (Mt.5.34-35)

            Nessa passagem, Jesus estava falando de Deus para a multidão. Como o pronome seus é da terceira pessoa, concluímos que os pés são de Deus. Escabelo é um banco pequeno para descanso dos pés. Jesus então estava dizendo que o céu é o trono, e a terra é o banco onde Deus descansa os pés.

             Por ora é só.

6 comentários:

  1. Por favor, ajude-me:

    Em se tratando do pronome lhe, referindo-se a Cristo, uso maiúscula em qual letra?

    Ex.: Paulo diante de Cristo perguntou-Lhe? (a ele)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso de inicial maiúscula em pronomes referentes a Deus ou Jesus ocorre por questão de respeito e reverência, mas não é uma regra gramatical. Algumas versões bíblicas não adotam essa forma.

      Excluir
  2. Mais tarde, estando Jesus sozinho em casa com os discípulos, estes perguntaram­-lhe (ou Lhe??): “Porque não conseguimos nós expulsar aquele demônio?”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso de inicial maiúscula em pronomes referentes a Deus ocorre por questão de respeito e reverência, mas não é uma regra gramatical. Algumas versões bíblicas não adotam essa forma.

      Excluir
  3. Quando se refere a Jesus, uso os pronomes maiúsculos também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O emprego de maiúsculas em pronomes referentes a Deus são um consenso de respeito e reverência, não uma regra gramatical.

      Excluir