Meu livro querido!

Meu livro querido!

sábado, 24 de setembro de 2011

CLASSIFICAÇÕES SINTÁTICAS DOS PRONOMES "EU" E "TU"

Sintaticamente, os pronomes eu e tu são sempre sujeito ou predicativo e por isso não vêm preposicionados.

“Por que temerei eu nos dias maus...?” (Sl.49.5)
(Sujeito de temerei)

“Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões...” (Jr.3.22)                  
(Sujeito de curarei)

O melhor amigo dele sou eu.
(Predicativo du sujeito)

“...Tu também estavas com Jesus, o galileu.” (Mt.26.69)
(Sujeito de estavas)

Observações

èTais pronomes podem aparecer preposicionados quando forem sujeito de um verbo no infinitivo ou no gerúndio.

“Pacífico sou, mas em eu falando já eles estão em guerra.” (Sl.120.7)       
(Sujeito de falando: quando eu falo)

“Mas depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós...” (Mt.26.32)      
(Sujeito de ressuscitar)

Para tu fazeres isso, é preciso autorização.  
(Sujeito de fazeres)


èQuando tais pronomes não forem sujeito, usam-se os correspondentes mim e ti, como ocorre no versículo abaixo:

“Aliança há entre mim e ti...” (II Cr.16.3)
                                                 
èO fato de esses pronomes terem sempre a função de sujeito explica o porquê de estarem incorretas frases como:
Meu pai deixou eu sozinho em casa.
Ele disse que viu eu na rua.

Em ambas as frases, o pronome eu está na função de complemento (objeto direto), o que não é correto. Esse tipo de construção deve ficar restrita à linguagem coloquial. Nos exemplos citados, o pronome a se utilizar é me.
Meu pai me deixou sozinho em casa.
Ele disse que me viu na rua.

èÀs vezes esses pronomes podem ser sujeito de um verbo oculto, subentendido, como ocorre nos casos abaixo.

“...para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.” (Jo.10.38)
(Sujeito: e eu estou nele)

“Pelo que bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos
eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.” (I Ts.2.18)          
(Sujeito: pelo menos eu, Paulo, quis ir ter convosco)

“E dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu...” (Is.65.5)
(Sujeito: sou mais santo do que tu és santo)


èPodem ainda vir antecedidos da palavra até, mesmo com verbo conjugado, quando essa palavra der ideia de inclusão, significando “inclusive”.

Uma proposta dessas até eu aceito.
(Sujeito de aceito)

“Até tu, Brutus, meu filho?” (Júlio César, imperador romano)
(Sujeito de traíste, verbo oculto: "Até tu me traíste, Brutus, meu filho?")

(Contexto: Um grupo de senadores planeja a morte de César. Seu filho adotivo, Brutus, adere à conspiração. Ao ser atacado na escadaria do Senado, César vê Brutus e, percebendo-lhe a traição, disse a famosa frase citada acima.)

èO pronome tu pode, raramente, aparecer como vocativo.

“Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres?...” (Ct.5.9)

Por ora é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário